O triângulo é um figura geométrica singular pois:
1) é o único polígono que não possui diagonal;
2) é o único polígono que não possui simetria;
3) é o único polígono rígido, não é possível deformá-lo.
Mesmo sendo uma figura geométrica irregular, pois seus três lados apresentam medidas diferentes, ele possui propriedades algébricas, numéricas, geométricas e trigonométricas diversas.
Com figuras de triângulos retângulos escalenos são possíveis de se comporem outras figuras geométricas como quadradros, triângulos equiláteros, losangos, pentágonos, hexágonos, etc. e da mesma forma é possível decompor outras figuras geométricas em triângulos retângulos escalenos.
A partir de medidas que formam um triângulo retângulo escaleno são possíveis de se efetuarem cálculos para se saber, por exemplo, comprimentos de rios, alturas de montanhas, distâncias entre corpos celestes, etc.
No livro do professor de matemática estadunidense, Elisha Scott Loomis, The Pythagorean Proposition (segunda edição de 1940) são apresentadas mais de 500 demonstrações do Teorema de Pitágoras, entre as quais: demostrações algébricas, geométricas, quaterniônicas, dinâmicas e também 5 demonstrações de Quadrados Mágicos Pitagóricos produzidos entre os anos de 1898 a 1924 (data da primeira edição do livro).
No livro The Pythagorean Theorem Crown Jewel of Mathematics, edição de
2008, do engenheiro e professor estadunidense John C. Sparks, são apresentados diversos estudos de modelos matemáticos de composições e de arranjos de triângulos retângulos em que o autor brilhantemente "conjectura" de como pode ter sido originado a expressão geral a2 = b2 + c2.
Estudos históricos e arqueológicos nas regiões da antiga mesopotâmia e egípcia descobriram que estas civilizações já realizam cálculos utilizando-se de triângulos retângulos e da sequência numérica 3, 4 e 5.
Na região da mesopotâmia encontraram tabletes de barros com escrita cuneiforme (Plimpton 322) e que contêm ternos pitagóricos, conjunto de 3 números inteiros que se relacionam com os lados de triângulos retângulos.
Outra descoberta em tablete foi o seguinte texto: “4 é o comprimento, 5 é a diagonal. Qual é a altura? 4 vezes 4 é igual a 16, 5 vezes 5 dá 25. Tirando 16 de 25 o resto é 9. Quantas vezes quanto devo tomar para ter 9? 3 vezes 3 dá 9. 3 é a altura.” o que sugere conhecimento de relações numéricas no triângulo retângulo.
Do antigo egito, há o papiro do Cairo, que data de 300 a.C., encontrado em 1938, com diversos problemas matemáticos relacionados ao Teorema de Pitágoras.
Foi na civilização grega, especificamente com os pitagóricos, que foi demonstrado que a expressão geral a2 = b2 + c2 é válida para qualquer triângulo retângulo.
Modelo geométrico bastante prático para se provar o Teorema de Pitágoras é desenhar um triângulo retângulo de lados 3, 4, 5 e posteriormente desenhar quadrados quadriculados correspondentes às áreas dos lados do triângulo.
A soma dos quadradinhos da área verde (9) com os quadradinhos da área amarela (16) é igual a quantidade de quadradinhos da área vermelha (25).
9 + 16 = 25
Com as medidas dos lados do triângulo retângulo descrito acima e utilizando a expressão algébrica chegamos ao mesmo resultado do método geométrico.
a2 = b2 + c2
52 = 42 + 32
25 = 16 + 9
25 = 25
As demostrações a seguir estão publicadas no livro digital O triângulo retângulo - novas fórmulas de cálculos dos seus lados.
Estudos realizados com o Teorema de Pitágoras, triângulos retângulos e ternos pitagóricos foi possível desenvolver novas expressões algébricas sintéticas para se determinar medidas dos lados de triângulo retângulo, bem como a diagonal do quadrado e a diagonal do retângulo.
Todo triângulo retângulo de ângulos 30, 60 e 90 graus, a medida da hipotenusa é o dobro da medida do cateto menor ou a medida do cateto menor é a metade da medida da hipotenusa.
Com Fórmula Variante 1 é possível determinar a medida do cateto maior por meio da medida do cateto menor de triângulo retângulo de ângulos 30, 60 e 90 graus.
Todo triângulo retângulo de ângulos 30, 60 e 90 graus, a medida da hipotenusa é o dobro da medida do cateto menor ou a medida do cateto menor é a metade da medida da hipotenusa.
Com Fórmula Variante 2 é possível determinar a medida do cateto maior por meio da medida da hipotenusa de triângulo retângulo de ângulos 30, 60 e 90 graus.
Ternos pitagóricos são grupos de 3 números inteiros que satisfazem ao Teorema de Pitágoras e consequentemente são possíveis de construirem triângulos retângulos escalenos.
O triângulo retângulo de lados 3, 4 e 5 demonstrado no íncio da matéria é formado por terno pitagórico primitivo.
Exemplos de ternos pitagóricos primitivos:
5, 12, 13
7, 24, 25
9, 40, 41
11, 60, 61
O livro digital Ternos Pitagóricos e Sequências Numéricas discorre de como gerar ternos pitagóricos por meio das clássicas Fórmulas de Euclides e também apresenta outros novos métodos.
Autor: Ricardo Silva - fevereiro /2020
SILVA, Ricardo José da. Descobrindo Números Primos a partir de Números Compostos. São Paulo, edição digital, 2019
SILVA, Ricardo José da. Estudos de Sequências Numéricas. São Paulo, edição digital, 2013
SILVA, Ricardo José da. Manual do Quadrado Mágico Triplo. São Paulo, edição digital, 2019
SILVA, Ricardo José da. Os Fantásticos Números Primos. São Paulo, edição digital, 2012
SILVA, Ricardo José da. Números Perfeitos e Sequências Numéricas. São Paulo, edição digital, 2020
SILVA, Ricardo José da. Progressões Aritméticas e Geométricas - novas fórmulas de somas de PAs e PGs. São Paulo, edição digital, 2021
SILVA, Ricardo José da. Quadrados Mágicos e Sequências Numéricas. São Paulo, edição digital, 2018
SILVA, Ricardo José da. Números Triangulares e Sequências Numéricas. São Paulo, edição digital, 2013
SILVA, Ricardo José da. Ternos Pitagóricos e Sequências Numéricas. São Paulo, edição digital, 2017
SILVA, Ricardo José da. O Triângulo Retângulo - novas fórmulas algébricas e aritméticas de cálculos. São Paulo, edição digital, 2014
Senhores Professores de Matemática,
Profissionais de Exatas e
Entusiastas Matemáticos
FAÇA A SUA SOLICITAÇÃO
AGORA MESMO ATRAVÉS
DO E-MAIL:
Mais informações, acesse:
Prezado visitante, o conteúdo do
WebSite Os Fantásticos Números Primos
está protegido por direitos autorais.
O uso acadêmico e escolar está liberado,
desde que informando ao autor o local e
o meio em que será utilizado e divulgado,
através do e-mail:
contato@osfantasticosnumerosprimos.com.br
O uso comercial é proibido.
Assessoria Gráfica e de Comunicação para
Escritores Independentes
que desejam lançar obras literárias,
técnicas ou artísticas.
Projeto Gráfico, Diagramação
e Editoração Eletrônica de livros (e-books).
Desenvolvimento de WebSite.
Contato