O termo Quadrado Mágico, até hoje não se sabe quem o cunhou, mas pelos relatos e lendas chinesas de que tenha aparecido inscrito no casco de uma tartaruga símbolos que representavam quantidades e que quando somados resultavam 15, passou a ter um carater místico e sobrenatural associado a longevidade da tartaruga por ser um animal venerado, a este diagrama em forma de quadrado os chineses o chamaram de Lo-shu.
Quadrados Mágicos são dispositivos formados por matrizes quadriculadas nos quais números são dispostos em linhas e colunas em certa ordem de forma que a soma de cada linha, cada coluna, bem como as diagonais apresentam sempre a mesma soma a qual é denominada de Constante Mágica.
Quadrados Mágicos são classificados conforme a sua ordem, isto é, quadrados de ordem 3 (3x3) são formados por 3 linhas e 3 colunas, perfazendo um total de 9 células, de ordem 4 (4x4) é formando por 16 células, de ordem 5 (5x5) é formado por 25 células e assim por diante.
Os estudos aqui apresentados faz comparações entre os Método Yang Hui "Pirâmide, Método da Rotação e Método La Loubère e apontam curiosidades e semelhanças nas construções de quadrados mágicos de ordem ímpar, isto é, quadrados cujas quantidade de células são ímpares.
Observação importante:
a) Quadrados Mágicos 3x3 cujas progressões aritméticas iniciam-se em número ímpar, as diagonais são constituídas por números pares;
b) Quadrados Mágicos 3x3 cujas progressões artméticas iniciam-se em número par, as diagonais são constituídas por números ímpares.
Quadrados Mágicos Imperfeitos são quadrados que não apresentam Constante Mágica em todas linhas, colunas e diagonais.
Quadrados Mágicos Imperfeitos podem ser construídos naturalmente por sequências numéricas consecutivas de 1 a n2 dispostas em matrizes quadriculadas.
O Quadrado Mágico 3x3 Imperfeito formado pela progressão aritimética de 1 a 9 possui as seguintes características:
1) as diagonais tem como resultado a Constante Mágica 15;
2) a linha e coluna centrais tem como resultado a Constante Mágica 15;
3) as somas são múltiplos de 3;
4) o termo médio 5 se encontra na célula central do quadrado;
Observação: mesmo sendo um Quadrado Mágico Imperfeito ele possui também Constante Mágica aparecendo nas diagonais, linha e coluna centrais.
Quadrados 3x3, 4x4, 5x5, etc, de números consecutivos são bases de estudos publicados no livro Sequências Numéricas Magicas [1] sobre relações numéricas entre figuras geométricas, números figurados, números naturais, números quadrados perfeitos , números cúbicos, etc.
Será que é possível, manter sempre o número 5 na célula central, mudar os outros números das células dos extremos nas diagonais e nas linhas, mas sem mudá-los de diagonais e linhas.
Trocando de posição os números dos extremos, o quadrado permanece Imperfeito, mas mantem a Constante Mágica nas diagonais e linha centrais.
Trocando de posição os números dos extremos, o quadrado permanece Imperfeito, mas mantem a Constante Mágica nas diagonais e linha centrais.
Trocando de posição os números dos extremos e o pares de números correspondentes, o quadrado permanece Imperfeito, sem manter a Constante Mágica nas diagonais e linha centrais.
Mantendo-se números ímpares nos extremos da diagonais e trocando tanto ímpares e pares de células não é possível montar um Quadrado Mágico Puro.
O Método Yang Hui ou "Pirâmide" consiste em:
a) fazer um quadriculado base maior e centralizar o quadrado 3x3;
b) numerar diagonalmente a partir parte superior da coluna central;
Obervação: números pares ficam dentro do quadrado 3x3 e os ímpares ficam de fora.
c) os números devem ser trocados de posições:
número 1 que estava na parte superior, deve ficar na parte inferior do quadrado;
o 9 deve ficar na parte superior do quadrado;
o 3 deve ficar na lateral esquerda do quadrado;
e o 7 na lateral direita do quadrado.
d) Temos um configuração completamente diferente em relação ao quadrado de números consecutivos:
Os números ímpares agora estão em linhas horizontal e vertical;
Os números pares agora se encontram nas diagonais;
O número 5 permanece em sua posição central;
A partir desta configuração é possível formar outros 7 Quadrados Mágicos 3x3 por meio de reflexão e rotação de seus elementos.
a) contruir um quadrado base e um Quadrado Mágico Imperfeito 3x3 com números de 1 a 9;
b) rotacionando o quadrado 3x3 de números consecutivos a 900, os números ímpares se posicionam na linha e coluna centrais e os pares na diagonais;
Veja mais detalhes do Método de Rotação aqui no WebSite: 011-estudos-170-quadrados-magicos-ordem-3.
Como se poder observar, o Método Yang Hui / "Pirâmide" tem em sua essência a rotação do termos de um quadrado de ordem ímpar.
No Método La Loubere, os números também são rotacionados, de forma que os ímpares ficam nas linha e coluna centrais e os pares nas diagonais (figura 198-04, detalhe i).
Há uma reflexão dos termos do quadrados em relação aos outros métodos descrito acima.
Veja mais detalhes do Método de La Loubère aqui no WebSite: 011-estudos-170-quadrados-magicos-ordem-3.
O método de construção de Quadrados Mágicos 3x3 De La Hire [3] consiste em construir dois quadrados auxiliares e posteriormente somar os termos correspondentes das duas sequências numéricas.
A primeira sequência é formada pelos 3 primeiros múltiplos de 3.
m(3) = {0, 3, 6}
A segunda sequência é formada pela quantidade de células (linha ou coluna) do quadrado: 1, 2, 3.
a) coloca-se o termo central (3) dos múltiplos de 3 na diagonal principal, da esquerda superior para a direita inferior;
b) em qualquer ordem, preenche-se a primeira linha do quadrado com os demais múltiplos (neste exemplo foram dispostos em ordem crescente: 0 e 6;
c) preenche-a diagonal quebrada seguindo a ordem da primeira linha, da esquerda superior para a direita inferior, repetindo-se neste caso o 0 (zero);
d) preenche-a diagonal quebrada inferior, da esquerda superior para a direita inferior, repetindo-se neste caso o 6 (seis);
e) preenche-a diagonal quebrada final, da esquerda superior para a direita inferior, repetindo-se neste caso o 0 (zero);
f) na montagem final do primeiro quadrado auxiliar, os números ficam dispostos nas células de forma que não se repetem em cada linha e em cada coluna.
g) preenche-se com o termo central (2) a diagonal secundária, da direita superior para a esquera inferior;
h) em qualquer ordem preenche-se a primeira linha do quadrado com os demais números (neste exemplo foram dispostos em ordem crescente: 1 e 3;
i) preenche-a diagonal quebrada superior seguindo a ordem da primeira linha, da direita superior para a esquerda inferior, repetindo-se neste caso o 1 (um);
j) preenche-a diagonal quebrada inferior, da direita superior para a esquerda inferior, repetindo-se neste caso o 3 (três);
k) preenche-a diagonal quebrada final, da direita superior para a esquerda inferior, repetindo-se neste caso o 1 (um);
l) na montagem final do segundo quadrado auxiliar, os números ficam dispostos nas células de forma que não se repetem em cada linha e em cada coluna.
Após montagens dos quadrados auxiliares, somam-se os termos correspondentes, obtendo-se assim o Quadrado Mágico 3x3 com a sequência dos 9 primeiros números naturais.
Autor: Ricardo Silva - agosto/2018
[1] Silva, Ricardo José da. Números Triangulares e Sequências Numéricas - livro digital - São Paulo, 2013
SILVA, Ricardo José da. Quadrados Mágicos e Sequências Numéricas. São Paulo, edição digital, 2018
SILVA, Ricardo José da. Manual do Quadrado Mágico Triplo. São Paulo, edição digital, 2019
[3] Rouse Ball, WW. Mathematical Recreation and Essays. Nova York, edição digital, 1905 - Gutenberg Project, 2008
Mais informações, acesse:
Prezado visitante, o conteúdo do
WebSite Os Fantásticos Números Primos
está protegido por direitos autorais.
O uso acadêmico e escolar está liberado,
desde que informando ao autor o local e
o meio em que será utilizado e divulgado,
através do e-mail:
contato@osfantasticosnumerosprimos.com.br
O uso comercial é proibido.
Assessoria Gráfica e de Comunicação para
Escritores Independentes
que desejam lançar obras literárias,
técnicas ou artísticas.
Projeto Gráfico, Diagramação
e Editoração Eletrônica de livros (e-books).
Desenvolvimento de WebSite.
Contato